segunda-feira, 2 de abril de 2007

Wassily Kandinsky


Wassily Kandinsky nasceu em 1866, em Moscovo. Foi um dos maiores artistas do séc. XX, a sua contribuição foi enorme para a criação de uma nova estética, bem como o desenvolvimento de novas técnicas. Ele inovou as artes plásticas e influenciou diversas outras, foi um libertador da arte rompendo com tudo o que era conhecido e valorizado até então. Em 1896, depois de se licenciar em Direito em Moscovo, muda-se para Munique e inicia estudos artísticos. É nessa época que, através da Escola de Azbè, conhece o pintor Alexei Jawlensky e Marianne von Werefkin, e se interessa pela Arte Nova. No ano de 1900, torna-se aluno de Franz von Stuck na Academia de Arte de Munique, tendo como colega Paul Klee, que mais tarde se veio a tornar um grande amigo. Embora volte à Rússia com frequência, vive sobretudo na Alemanha entre 1901 e 1918.
Em Outubro de 1912, ocorre a primeira exposição individual na galeria "Der Sturm" em Berlim e em Novembro, em Roterdão, na Holanda; participa em diversas exposições: Valete de Ouros em Moscovo e "Pintura Contemporânea" em Jekaterinodar. Em 1913, cria a "Composição VI" e "Composição VII". Participa na "Armory Show" em Nova Iorque.
Em 1918, é eleito co-fundador de um novo modelo da cena artística russa; torna-se membro do colégio de artistas moscovita dirigido por Tatlin, e defende a posição de uma "arte absoluta". Em 1922, inicia a actividade na Bauhaus, em Weimar. E, em 1925, ocorre a mudança da Bauhaus para Dessau e, é fundada a Sociedade Kandinsky.
O primeiro número da revista Bauhaus é dedicado a Kandinsky, por ocasião do seu 60º aniversário, para além de uma retrospectiva da sua obra em várias cidades alemãs e europeias.
Os quadros de Kandinsky são expostos na exposição "Arte Degenerada" em 1937, 57 das suas obras são apreendidas de museus alemães. De 1938 a 1939, participa na exposição "Abstracte Kunst" no Stedelijk Museum em Amesterdão e, escreve o artigo "Abstract or Concrete" para um catálogo. E, termina a sua última e grande “Composição X”.
Kandinsky expõe pela última vez na galeria L'Esquisse, em Paris, no ano de 1944. Em Dezembro de 1944, morre de arterosclerose, em Neuilly-sur-Seine, aos 78 anos de idade.

[Cátia Santos]

Sem comentários: