segunda-feira, 2 de abril de 2007

Cultura da Bielo-Rússia
A Bielo-Rússia é um país do Leste Europeu, resultante da desagregação da União Soviética. Faz fronteira a norte com a Letónia, a Leste com a Rússia, ao sul com a Ucrânia e a oeste com a Polónia e a Lituânia. A sua capital é Minsk.
O aparecimento da Bielo-Rússia remonta aos principados eslavos que se estabeleceram na região entre os séculos VI e VIII, e se submeteram, mais tarde, em meados do século IX, à cidade estado de Kiev, dando assim origem à Rússia. No século XVIII o território é anexado ao Império Russo e, em 1922, torna-se República Soviética. Em 1991, com o fim da URSS, a Bielo-Rússia proclama a sua independência e o país integra a CEI, Comunidade dos Estados Independentes.
A Rússia Branca, como é também conhecida a Bielo-Rússia, tem uma área de 207 600 km2 e, embora não possua litoral, tem 11 000 lagos. Atravessam o país três grandes rios: o Neman, o Pripyat e o Dnieper. O país é relativamente plano e tem muitos pântanos.
Os recursos naturais da Bielo-Rússia são as florestas, os depósitos de turfa, pequenas quantidades de petróleo e gás natural, granito, areia, cascalho e barro. Os seus laços económicos permanecem fortes com a Rússia e a Ucrânia, sendo que grande parte da sua economia se deve à indústria automotora e de máquinas. A agricultura mecanizada produz sobretudo cereais, batata e beterraba.
O país tem uma tradição musical muito forte, e muitos dos sermões e hinos ortodoxos do século XII tiveram origem no mesmo. A música folclórica é bem conhecida.
O bielorusso provem da língua Eslávica Oriental, aparentada ao russo e ao ucraniano. Sob o comando Soviético, 80% das crianças foram ensinadas exclusivamente em russo, língua oficial para todas os negócios e transacções governamentais. Os nomes das ruas tem estado em mudança e a educação enfatiza cada vez mais a história e a literatura do país.
A nível gastronomico, os bielorussos adoram cogumelos (fungo que consta em muitos pratos tradicionais) e colhê-los é um ritual local. Outros ingredientes importantes são o alho, o peixe e o caraway, erva aromática. Kvas é a bebida favorita, feita com farinha, açúcar, menta e frutos.
Também aqui como em toda a Europa de Leste, a religião é predominantemente ortodoxa.
[Nota: informação retirada do site da Wikipédia]
[Débora Ramalho]

Sem comentários: