terça-feira, 17 de abril de 2007

Geração Download


Numa geração em que a Internet já faz parte do dia a dia, obter o último grito no mundo dos jogos, a música do momento ou aquele filme que tanto desejamos ver deixou de ser um problema. O download, legal ou ilegal, é algo que está à distância de meia dúzia de click’s.



Nos dias que correm, é muito fácil obter ficheiros através do download. O download é a transferência de dados de um computador remoto para um computador local. Ao processo inverso chamamos upload. Quando existe a junção destes dois processos temos uma ligação de rede virtual denominada Peer-to-Peer (P2P), que é constituída por computadores ou outros tipos de unidades de processamento que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor e que, pelo contrário, costumam ser considerados de igual nível, assumindo o papel de cliente ou de servidor consoante envia ou recebe dados.
Existem diversas formas de fazer download’s. Estes podem ser feitos através de protocolos BitTorrent ou por partilha de ficheiros em rede, como por exemplo o eMule. Tanto um como o outro são do género de partilha de arquivos através de ligações P2P.


eMule


O eMule foi lançado a 13 de Maio de 2002. É um aplicativo de partilha de arquivos através de P2P que trabalha com as redes eDonkey2000 e Kad. O eMule é um software livre, lançado sob a GNU General Public License, e possui versões para Microsoft Windows.
Os diferenciais do eMule são a troca de link’s entre os clientes, rápida recuperação de download’s corrompidos e o uso de um sistema de créditos para premiar os utilizadores que fazem mais upload’s. Este transmite os dados de forma compactada, para poupar largura de banda, e tem a habilidade de aceitar link’s “ed2k” de um navegador e começar o download dos arquivos a que este se refere.
Grande parte dos utilizadores do eMule fazem download’s de arquivos superiores a 100MB e isso cria um grande número de filas de espera. Tal torna o eMule muito difícil de usar para a troca de pequenos e grandes arquivos do mesmo utilizador.A característica mais importante do eMule é o facto de este forçar o utilizador a partilhar arquivos por dois métodos: enquanto um utilizador está a fazer o download de um ficheiro é obrigado a partilhar as partes que já recebeu até que o este termine; se um utilizador limitar a sua taxa de upload, o eMule reduz automaticamente a taxa de download.


BitTorrent


BitTorrent é um protocolo, lançado em 2003, que permite a realização de download’s indicados em websites.
Na rede BitTorrent os arquivos são divididos em pedaços de, aproximadamente, 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos, mais tarde, para formar o arquivo final. Este sistema de partilha optimiza o desempenho geral da rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central. Desta forma, quanto maior for o número de utilizadores a fazer o download de um determinado arquivo, mais largura de banda se torna disponível.
O protocolo BitTorrent é óptimo para utilizadores de banda larga, mas é pouco eficiente com ligações por modem, devido à grande instabilidade das mesmas.


A questão da ilegalidade dos download’s tem levantado alguma polémica, sendo que é punível juridicamente. Algumas indústrias encontraram formas de possibilitar o download legal a um preço acessível, mas são poucas as pessoas que utilizam esses serviços.
O download ilegal já é visto, não como um acto inocente de um jovem (ou adulto) para obter gratuitamente um ficheiro que deseja, mas sim como uma rede organizada que vende, a preços baixos, software e CD’s de áudio que não estão ainda disponíveis no mercado, ou DVD’s de filmes que ainda não estão em exibição no cinema.



[Nota: informações retiradas e adaptadas do site http://pt.wikipédia.org]
[Bruno F. Moutinho]

7 comentários:

Anónimo disse...

ambiguous bipartisan career bilaspur predicting emulate magnesium habitually problems battery traits
semelokertes marchimundui

Anónimo disse...

I don't leave a response, but I looked through some comments on Sem título. I do have some questions for you if you do not mind. Could it be only me or does it look like like some of these responses look like they are left by brain dead folks? :-P And, if you are posting on other online sites, I'd like to follow you.
Could you make a list of the complete urls of your social community pages like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?


Also visit my weblog :: low carb tabelle
Also see my web site: kohlenhydratarme diät plan

Anónimo disse...

Hi there, I discovered your website via Google whilst looking for
a related matter, your site got here up, it appears great.
I've bookmarked it in my google bookmarks.
Hello there, just turned into alert to your weblog through Google, and found that it is really informative. I am gonna watch out for brussels. I will appreciate in case you continue this in future. A lot of other folks will likely be benefited out of your writing. Cheers!

Also visit my weblog :: paläoernährung
Also see my page: rezepte steinzeiternährung

Anónimo disse...

This resistance band buying manual may help identify the matters that every set really
should incorporate so that you will be happy using your order.


Take a look at my web blog: free weights for sale

Anónimo disse...

You must truly feel the melt away inside your calves.


Here is my web-site; dumbbell sets

Anónimo disse...

And the extra secret is you might have all
of the exciting doing exercises without the need of having
to fret with regard to the paparazzi similar to the celebrities do.


Feel free to visit my web-site; free weights for sale used

Anónimo disse...

Keep in mind, the very best adjustable dumbbell established
evaluations are classified as the ones that could enable you make the wisest getting determination probable even though exhibiting you which ones really should be ignored due to their minimal
top quality.

Also visit my page used bowflex for sale