quarta-feira, 4 de abril de 2007

O Leste Europeu
A Europa de Leste é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu.
O Leste Europeu compreende inúmeros países: a Albânia; a Arménia; o Azerbeijão; a Bielo-Rússia; a Bósnia- -Herzegovina; a Bulgária; a República Checa; a Croácia; a Eslováquia; a Eslovénia; a Estónia; a Geórgia; a Hungria; a Letónia; a Lituânia; a República da Macedónia; a Moldávia; Montenegro; a Polónia; a Roménia; a Rússia; a Sérvia e a Ucrânia. Grande parte destes países apresenta várias similaridades, como a presença forte da etnia e dos idiomas eslavos, e da religião cristã ortodoxa. Além disso todos os estados-nações da região (à excepção da Grécia) adoptaram num dado momento das suas histórias o regime económico socialista e o regime político de partido único, entre os anos de 1945 e 1991.
A divisão entre a Europa de Leste ou Oriental e a Europa Ocidental ficou bem visível depois da cisão entre o bloco socialista e o capitalista. É considerada Europa Oriental desde a fronteira germano-polaca (Hungria, Eslovénia, Croácia) até aos montes Urais (divisão natural entre Europa e a Ásia).
No imaginário comum ocidental, bem como na maioria das fontes ocidentais, o Leste Europeu é quase sinónimo do termo “países europeus pós-comunistas”. Os habitantes e as fontes de informação nos países europeus pós-comunistas utilizam o termo Leste Europeu normalmente apenas em relação a países mais a leste geográfico da Europa: Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e Moldávia. Os países situados a sul da Roménia, da Hungria e da Croácia são designados por Balcãs, enquanto a Polónia, a República Checa, a Eslováquia, a Hungria, a Eslovénia e, às vezes, a Croácia são normalmente designados por Europa Central.
O Leste Europeu apresenta também um relevo mais acidentado do que a média da Europa Ocidental, incluindo diversas cadeias montanhosas, cordilheiras e serras, como os Cárpatos e os Urais. O clima é predominantemente continental temperado e, no verão, as temperaturas podem oscilar entre os 24ºC e os 35ºC. Os Invernos, contudo, são muito rigorosos, com neve e frequentes temperaturas abaixo dos 0ºC. Além disso, esta região europeia possui um sistema hidrográfico muito amplo, com rios de longa extensão, que desaguam tanto no Mar Negro, quanto no Báltico. Entre os maiores contam-se o Danúbio, o Volga, o Dnieper, o Dniester, o Sava, o Drina e o Don. Na área da antiga União Soviética, o curso natural dos rios foi aproveitado para a construção de grandes canais navegáveis entre eles.
A maioria dos estados considerados normalmente como integrantes da Europa de Leste têm como língua oficial uma das línguas eslavas. Na Estónia e na Hungria falam-se línguas urálicas; na Lituânia e na Letónia, línguas bálticas, e na Moldávia e na Roménia são faladas as línguas românicas. Apenas quatro países da Europa de Leste (Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e Bulgária) utilizam exclusivamente o alfabeto cirílico. Outros quatro (Sérvia, Bósnia- -Herzegovina, Montenegro e República da Macedónia) utilizam dois alfabetos – o cirílico e o latino. Já a Geórgia e a Arménia criaram os seus próprios alfabetos. Todos os outros utilizam exclusivamente o alfabeto latino, com modificações diacríticas.
No Leste da Europa existe também uma grande heterogeneidade religiosa. O Catolicismo é a religião predominante na Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Croácia e Lituânia. O Cristianismo ortodoxo predomina na Rússia, Bielo-Rússia, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Bulgária, Sérvia, Montenegro, República da Macedónia e Geórgia. O protestantismo predomina na Estónia e na Letónia. Já o Islão predomina na Bósnia-Herzegovina, Albânia e Azerbeijão.
[Nota: informação retirada do site da Wikipédia]
[Débora Ramalho]

Sem comentários: