quarta-feira, 4 de abril de 2007

Páscoa à Portuguesa
Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante, a sua festa é maior do que a do Natal. É quando as pessoas vão às igrejas e participam nas cerimónias religiosas.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, vivas, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do colho vem do facto de que os coelhos são notáveis pela sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que os coelhos, para simbolizar a fertilidade.
O dia da Páscoa é o primeiro Domingo depois da lua cheia que ocorre no dia ou depois de 21 de Março (a data do equinócio). Entretanto, a data da lua cheia não é a real, mas a definida nas tabelas Eclesiásticas.
A quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes. Esse é o período de Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
A sequência das datas varia de ano para ano, sendo no mínimo a 22 de Março e no máximo a 24 de Abril, transformando assim a Páscoa numa festa “móvel”.
Na quarta-feira de Cinzas acaba-se o longo período de jejum da Quaresma e inicia-se o consumo alargado de carne (de cabrito, borrego, cabra, leitão ou lombo de boi).
Bem típico de toda a quadra pascal são os folares, feitos com farinha de trigo, ovos, leite, azeite, banha, açúcar, fermento, canela e ervas aromáticas, com um ou mais ovos incrustados (visíveis) na sua massa seca e doce.
Em muitas zonas do país, quando o Compasso (Padre) vai de em casa, também recebe ofertas brancas, meia-dúzia ou uma dúzia de ovos.
Há quem considere todas estas tradições alimentares pascais uma forma de celebrar o aparecimento dos primeiros ninhos, em toda a natureza. E assim, pela sua forma e decoração, muitos vêem as tradicionais amêndoas (cobertas de açúcar) que se dão nesta quadra como “uma nova figuração e consagração do ovo”.

[Nota: texto adaptado do site http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html; Revista Saberes e Sabores, Abril 1994]

[Neide Moura]

Sem comentários: