terça-feira, 17 de abril de 2007

Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil

A sessão sobre a prevenção e eliminação da exploração do trabalho infantil, evento organizado pelo grupo de Área de Projecto da turma 12º SE, Daniel Caetano, João Cunha e Ricardo Nunes, que se realizou no dia / de Fevereiro de 2007, às 10.30 horas, contou com a colaboração de duas convidadas do Instituto de Apoio à Criança – IAC, Ana Perdigão e Ana Souto Maior, licenciadas em Direito e exercem apoio nesta comissão.
A sessão teve início com o esclarecimento sobre o que é o Instituto de Apoio às Crianças – IAC. Este tem 24 anos e exerce apoio sobre todas as crianças até aos 18 anos de idade.
“As crianças transtornam-se muito mais com as coisas do que os adultos, o que pode transformar as crianças em adultos com pouca mentalidade. A preocupação por parte do instituto é a primeira acção perante a criança.” - diz Ana Perdigão.
Em relação aos direitos das crianças ninguém tem direito superior ao outro, todos somos iguais.
Ficámos todos espantados quando ouvimos as convidadas dizerem que há alguns anos, os direitos dos animais eram mais respeitados que o direito das crianças; que o incesto em Portugal não é considerado crime, só é considerado crime o abuso sexual.
Os alunos do 12º SE que fizeram a organização, apresentaram as convidadas, distribuíram um folheto sobre os direitos das crianças e encerraram o evento.
A sessão foi muito interessante e fez com que esclarecêssemos algumas dúvidas, por isso no seu decorrer houve várias interrupções, o que mostrou o interesse do auditório.
[Texto:Carla Neves / fotos: Bruno F. Moutinho]

Sem comentários: