segunda-feira, 2 de abril de 2007

Gastronomia da Ucrânia
A gastronomia da Comunidade dos Estados Independentes é realmente maravilhosa, com uma grande variedade de ingredientes e sabores e uma preparação muito cuidada.
Mistura-se o melhor da cozinha oriental e ocidental, oferecendo assim pratos de digestão leve.
Não costumam oferecer pratos de sabor picante, mas a mistura agridoce é realmente magistral.
Dependendo do trabalho, a comida principal pode ser feita ao meio-dia ou pela noite, porém, em qualquer caso, pode considerar-se um autêntico banquete. Para começar, as famosas entradas entre os que não faltarão o caviar e os blinis, as tortas de milho com arenques num molho de nata azeda, estes por si só, já poderiam servir de refeição completa para um europeu, mas para um russo ou um ucraniano é, simplesmente, um aperitivo.
A criatividade dos ucranianos deram origem a mais de 70 espécies de pães, brancos ou integrais, simples ou salpicados de sementes, naturais ou aromatizados com nozes, com mel... Os cereais estão também presentes na cozinha sob a forma do Kacha, uma espécie de caldo de trigo ou de cevada, servido com couve para acompanhar as carnes.
Para acompanhar esta abundante comida costuma-se beber vodka muito fria, kvas, uma espécie de cerveja doce feita de malta de cevada, centeio e muito açúcar. Como licores destacam-se o conhaque arménio, a aguardente envelhecida com álcool e vodkas de ervas, limão ou vinhos antigos.
Cozido de peixe ao molho de alho:
Ingredientes:
1kg de posta de namorado
2 pimentões vermelhos
1 cebola picada
½ kg de camarão
1 brócolo
1 alho em pó
3 tomates sem sementes picados
50gr de azeitona preta
2 dentes de alho
1 xícara de maionese
2 xícaras de água
sal a gosto

Preparação:
Coloque a água na panela, adicione a cebola, o alho em pó e deixe cozinhar um pouco.
Adicione o sal. Junte então o peixe e os demais ingredientes e cozinhe por 10 minutos. À parte faça um molho com o alho e a maionese batidos no liquidificador. Sirva o peixe acompanhado deste molho.
[Neide Moura]

2 comentários:

petrovsky disse...

ya ya .. my name is petrovsky.. and i gosto very this plat..
ya ya .. mange PD !!!

Anónimo disse...

бял де ви таку внас бачили?