segunda-feira, 2 de abril de 2007

Arte Búlgara

No decorrer de vários séculos, as terras búlgaras constituíram um enorme atelier no que respeita a um trabalho contínuo e criador. Os objectos de madeira, metal ou barro, além de serem úteis, possuíam beleza e perfeição. Estas características, conservadas nas formas e presentes no nosso tempo, reflectem o alto grau estético do povo búlgaro.
A tradição do artesanato tem passado de geração em geração, alcançando o seu cume nos séculos XVIII e XIX. Durante este período, florescem a talha de madeira, a iconografía, o trabalho do cobre, a olaria, o ferro forjado, a ourivesaria, os tecidos e os bordados.
As peças de cobre dos artesãos de Ustovo e Shumen, são objecto de admiração, até hoje, pela fina e formosa elaboração. Distinguem-se as mesas de cobre, com gravados de flores, folhas ou aves. Por outro lado, a joalharia búlgara tem alcançado grandes sucessos, destacando as pulseiras, anéis, brincos, que mantém um tradicional valor estético (peças que fazem parte do traje nacional da mulher búlgara).
Outro dos ofícios populares é o trabalho de olaria. Desenvolve-se, principalmente, em regiões ricas em barro de boa qualidade como são Gabrovo e Troyan. Os objectos estão decorados com cores vermelha, amarela, verde ou branco; cores que combinam bem com a matiz natural do barro. Os artesãos de Troyan enriquecem esta gama, somando o azul e o laranja. Para isto, deixam cair uma gota das diferentes cores, para preparar uma particular mistura, dando lugar ao reconhecido estilo de Troyan.
A mulher búlgara mostra o seu sentido da beleza e a harmonia na arte dos tecidos. São impressionantes os tapetes de lã de ovelha e de cabra dos Rodopes, os ornamentos geométricos dos tapetes de Chiprovtzi e o vistoso vermelho dos de Kotel. As mulheres búlgaras sabem bordar e tecer maravilhosamente. Em numerosas vendas ambulantes podem encontrar-se os mantos originais, porém, o paraíso artesanal encontra-se em Etara.
A talha em madeira, como ofício, existe desde a época do primeiro estado búlgaro. Prova disto são os diversos fragmentos de pedra e madeira, conservados nos Museus. As madeiras mais utilizadas são as da nogueira e de tília, que com o tempo adquirem uma bela cor vermelha, castanho avermelhado, além de serem fáceis de trabalhar. Entre as peças mais célebres destaca-se a porta da Igreja de Jrelio, do Mosteiro de Rila, do século XIV.
A perícia dos búlgaros, neste trabalho artesanal, reflecte-se na iconografía, ofício tradicional que alcançou o seu auge no século XIX. O ícone não tem funções decorativas como a pintura religiosa e nem ilustrativa como a miniatura, mas através do ícone realiza-se a relação invisível com Deus. É por isso que as imagens principais são de Jesus Cristo, Maria e dos diversos santos (intermediários na comunicação com Deus). O ícone mostra os diferentes símbolos e elementos decorativos, assim como, os marcos de cada santo ortodoxo. Por outro lado, o ícone está estreitamente relacionado com a vida quotidiana dos búlgaros: oferece-se nos baptizados, com ele são abençoados os noivos e leva-se nas procissões funerárias. Na maioria dos casos o ícone é colocado nos iconostásios (retábulos), onde a sua disposição se faz conforme as regras religiosas.
Segundo a tradição a imagem pinta-se sobre uma tábua de madeira de tília ou de cipreste. Já que o ouro simboliza a luz divina, o fundo faz-se, em regra, desta cor. A peça reflecte as características da religião ortodoxa, cuja base é a luta entre o espírito e a matéria, sendo o objectivo a vitória do espírito.Outro tipo de arte, que conheceu o auge durante o Renascimento, foi a arquitectura. Os distintos tipos arquitectónicos diferenciam-se segundo as regiões do país. Os materiais fundamentais de construção são a pedra e a madeira, sendo os elementos característicos da casa búlgara renascentista o balcão aberto e as janelas com grades de madeira. O interior distingue-se pelo calor e a intimidade, que proporcionam a beleza dos tectos talhados e os detalhes nos armários e portas, onde brilham o sol, as flores e várias figuras geométricas.

[Nota: informação retirada e adaptada do site http://www.rumbo.com.br/guide/br/europa/bulgaria/arte.htm]
[Cátia Santos]

Sem comentários: