terça-feira, 17 de abril de 2007

7ª Sessão de Prazeres Literários


A sétima sessão das “Conversas de Fim de Tarde”, evento organizado pelo 11º TOE (Técnico de Organização de Eventos), que se realizou no dia 8 de Fevereiro de 2007, às 17 horas, contou com a participação dos alunos Ivo e João Araújo, do 8º1ª, e com os professores Rosário Luís, docente de Português, e João Simões, docente de Educação Visual. Entre as apresentações de Álvaro Magalhães (com a polissemia da palavra Porta), de Miguel Torga (na comemoração do centenário do seu nascimento) e da pintora Vieira da Silva, propiciaram-se momentos de convívio cultural.
A sessão inicia-se com a intervenção dos alunos do 8º1ª, que traçaram alguns aspectos biográficos de Álvaro Magalhães, usando, inclusive, alguns poemas do autor. Verificámos que o escritor brinca com a polissemia da palavra porta, e que segundo o mesmo, “para nascer e morrer também é preciso passar uma porta”.
Segue-lhes a professora Rosário Luís que caracteriza Miguel Torga como sendo o escritor da Literatura Portuguesa mais importante. Descrevendo esta apresentação como “uma homenagem sentida da minha parte”. Foca alguns aspectos biográficos do poeta e, apesar do pouco tempo que lhe resta, recorre sempre à leitura de alguns poemas do escritor afirmando “eu tenho mesmo de ler!”. Podemos mesmo dizer, que se notava um imenso prazer desta professora na apresentação “do autor da sua vida”.
Por fim, segue-se o professor João Simões que apresenta a pintora Maria Helena Vieira da Silva, caracterizando-a “como uma personagem importantíssima da nossa cultura”. Este professor deu a conhecer Vieira da Silva através de um discurso simples e, com uma magnífica montagem, informou-nos, de uma maneira clara, sobre a perspectiva canónica de Vieira da Silva. Isto é, aliciou o público a um momento de prazer e absorção de sabedoria. Podemos observar uma das suas pinturas na estação do metro da Cidade Universitária.
Houve, ainda, um pedido, por parte dos alunos e professores da noite, para a repetição da apresentação da pintora Vieira da Silva.
A sessão encerra com um pequeno debate de “reflexão” sobre as obras da pintora.
Ao contrário da última sessão de “Conversas de Fim de Tarde”, estiveram presentes três turmas, o que levou à mudança de espaço à última da hora. O facto da sessão ter iniciado com onze minutos de atraso, fez com que esta terminasse depois das 19 horas, que era o tempo, inicialmente, previsto, por isso, às 18h e 20m já tinha saído a maior parte do auditório.
[Texto: Cátia Santos / Fotografia: Bruno F. Moutinho]

Sem comentários: