quarta-feira, 4 de abril de 2007

Desportos do Leste
Do ténis ao futebol, passando pela ginástica, os países da Europa de Leste escreveram algumas das mais belas páginas da história do desporto no século XX.
Os atletas da antiga URSS coleccionaram um número impressionante de prémios internacionais antes de renunciar à sua supremacia.
Tal como todo o ideal soviético, também o seu futebol se encontrava imerso num manto de reverência e espanto; durante décadas as equipas do leste europeu eram encaradas com o mesmo respeito que era devido aos grandes colossos do futebol ocidental, graças à colectivização do seu jogo que fluía mecanicamente como o mais perfeito relógio suíço. A antiga equipa da URSS de futebol ganhou a competição inaugural em 1960, do campeonato da Europa, e ficou por três vezes em segundo lugar. No campeonato do mundo, o melhor que conseguiram foi um quarto lugar em 1966.
Os ginastas da antiga União Soviética faziam parte dos melhores do mundo. Nas competições internacionais, ficavam sempre nos pódios. Estes atletas entravam em alta competição, por vezes, com 14 anos, o que muitas vezes (e que ainda hoje acontece), devido à pressão psicológica, causava danos mentais e físicos nos atletas.
Devido à grande estatura dos atletas, eles nunca conseguiram concorrer em corridas de alta velocidade, mas por outro lado eram vencedores em desportos como o lançamento de disco, martelo, peso, dardo entre outros.
Essas estaturas são aproveitadas no Andebol, Basquetebol e Voleibol.
O “Czar” do salto à vara, Serguei Bubka, sagrou-se campeão do mundo 6 vezes consecutivas, passou mais de 40 vezes a marca dos 6 metros e bateu 35 vezes o recorde do mundo.
O Xadrez era e continua a ser dominador, em quase todos os países do Leste.
A quantidade de atletas na União Soviética era numeroso, por isso, era muito difícil entrar na selecção nacional da mesma, e os que entravam tinham de mostrar grande qualidade em todas as competições, se não, eram banidos.
---------------------------------------------------------
Ao longo dos anos, os desportos do Leste têm perdido importância, devido a atletas com grandes potencialidades que se naturalizam noutros países, e que decidem ficar nesses mesmos.
O futebol, andebol, basquetebol, voleibol, perderam relevo porque as gerações de ouro acabaram, ou seja, os jogadores que aparecem já não são tão bons como os do passado.
Mesmo assim, os ginastas do Leste têm conquistado quase a totalidade dos prémios nos campeonatos mundiais e europeus, tal como nos jogos olímpicos. Existem casos, em que aos 4 anos de idade eles treinam 15 horas por dia.
Com boas escolas de formação, nos anais dos Jogos Olímpicos, os desportistas da Europa de Leste ficam bem qualificados.
Além dos atletas de futebol espalhados pelos clubes europeus, também os outros desportos colectivos contam com atletas do Leste, que fazem parte das melhores equipas do mundo e dos melhores campeonatos. O Basquetebol, Voleibol, Andebol, são um bom exemplo disso.
Desportos individuais, como o Atletismo, o Halterofilismo, o Ténis, a Esgrima são muito praticados e tem muito sucesso a nível mundial. Muitos tenistas vão para os Estados Unidos, na esperança de encontrarem uma vida melhor e sucesso.
Com a neve e o frio no Inverno, os desportos de Inverno não ficam para trás, os esqui adores, os atletas do biatlo que por vezes fazem 30 Quilómetros numa única competição e a patinagem no gelo são sempre grandes esperanças nos Jogos Olímpicos de Inverno, seja em que país for.
A popularidade da ex-URSS no domínio do Xadrez está mais que provada. Esta paixão muito popular pratica-se até mesmo no canto de um banco no parque. Esse domínio fez com que nascessem os melhores jogadores do mundo como o Kasparov, Veselin Topalov, Viktor Ulyanovskyy, entre outros.
A Bielo-Rússia tem como desportos principais, o futebol e o Hóquei no gelo. Na Bulgária os desportos que as pessoas mais gostam são: o futebol, o Xadrez e o Halterofilismo. Por fim, na Ucrânia, o futebol também é dominador. Com a participação e um bom resultado no último Campeonato do Mundo, a população começou a seguir mais esse desporto.
[Pavel Tsiunchyk]

Sem comentários: