segunda-feira, 2 de abril de 2007

Gastronomia da Bulgária
Contrariamente a outras cozinhas, como a Chinesa ou a Francesa, a cozinha búlgara é mais simples e menos variada, mas nem por isso menos saborosa.
A gastronomia búlgara é definida pelo seu sabor picante e abundância de fortes condimentos, tais como a pimenta picante, os oregãos, a salsa, a ajedrea, a pimenta preta e o pimentão vermelho. São estes os ingredientes que proporcionam aos pratos do país um sabor que se torna, gradualmente inesquecível.
A Bulgária tem conquistado o mundo com o seu famoso e delicioso iogurte. Para a sua elaboração, o leite, seja ele de vaca, ovelha ou búfalo, coalha-se usando o célebre “lactobacterium bulgarium”, agente que só pode se pode desenvolver plenamente nas condições geográficas e climáticas da Bulgária.
Os búlgaros aconselham a começar com a sopa Tarator, ou seja, sopa fria de iogurte batido com água. Para segundo prato a Kebapcheta.
Sopa Tarator

Ingredientes:
4 copos de iogurte natural
4 copos de água
1 dente e alho amassado
1 unidade de pepino ralado
quanto baste de sal
8 colheres de sopa de azeite virgem

Preparação:
Pique muito fininho os dentes de alho e coloque num recipiente fundo. Junte os iogurtes, a água e depois o pepino ralado no crivo mais grosso de um ralador manual. Mexa tudo e, se puder, leve ao frigorífico por uma hora, assim a calda vai ganhar o gosto do alho e do pepino e vai ficar ainda mais fresquinha. Na hora de servir, coloque a sopa em pratos fundos, salpique o endro (que pode ser substituído por manjericão ou orégão), deite um fio de azeite em cada prato e acompanhe com tostas integrais. Pode ser guardado no frigorífico por cerca de dois dias.
Kebapcheta
Ingredientes:
1 Kg de carne gorda
1 recipiente com sal e pimenta
1 copo de água(o sal é para ser misturado com a água)

Preparação:
Lave a carne e remova a gordura e os nervos. Corte-a em cubos pequenos e coloque na água salgada. Espere aproximadamente dez minutos e pique duas vezes no picador de carne, colocando-a então num prato sem ser de metal, alise a carne e cubra com pano molhado. Coloque-a no frigorífico e deixe pernoitar. No dia seguinte junte farinha de malte e pimenta. Deixe a carne repousar por mais uns três ou quatro horas para depois transformar-se em longos cilindros.
A carne é grelhada em lume brando, rode em pequenos intervalos sempre na mesma direcção.
Depois de pronta sirva com salada e pickles.

Para acompanhar as refeições temos o Slivia (cachaça de pêssego), Grozdova (cachaça de uva), Kaisieva (cachaça de damasco) e o Mastika (anis).
[Neide Moura]

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada!!! Ajudou-me muito no trabalho!!!

Anónimo disse...

eu tenho de lhe agradecer por me ajudar no trabalho de geografia
sobre a búlgária