terça-feira, 17 de abril de 2007

O Moodle na ESPA
Sendo o Moodle uma plataforma e-learning difundida em quase todas as escolas secundárias, também a nossa escola (Escola Secundária de Pedro Alexandrino - ESPA) usufrui deste serviço. Apesar de só agora ter começado a dar os seus primeiros passos, este encontra-se cada vez mais aberto à comunidade escolar.
O Moodle é uma plataforma e-learning, ou seja, uma página dedicada à educação. As plataformas Moodle encontram-se difundidas em todo o mundo, inclusive em Portugal. Já quase todas as escolas secundárias têm uma plataforma Moodle ao serviço da sua comunidade escolar.
O Moodle da ESPA encontra-se alojado no Centro de Competências entre Mar e Serra e está aberto à comunidade escolar desde finais de Setembro. Inicialmente encontrava-se apenas à disposição do corpo docente da escola, à excepção das disciplinas da Área de Alunos, Conselho Executivo e da Área de Professores, onde se encontram os Clubes de História e Matemática.
Com a explosão das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas, devido ao CRIE (Computadores, Redes e Internet na Escola), o servidor onde estava alojado o Moodle começou a não dar a resposta pretendida, originando, assim, uma mudança de servidor. Surge, então, o endereço http://moodle.espa.edu.pt/. Com esta mudança, o Moodle ESPA cresceu e encontra-se mais aberto à comunidade escolar. É utilizado como comunicação entre os membros docentes, discentes e funcionários.
Devido a uma certa carência no que diz respeito à divulgação, o Moodle Espa conta apenas com o registo de 305 utilizadores.
A equipa responsável pelo Moodle ESPA é constituída pelos professores Ercília Ferreira e Francisco Correia. Apesar de já não pertencer à equipa, é de toda a justiça mencionar o professor José Morgado, uma vez que foi quem deu início a este projecto.
Embora haja possibilidades ainda não exploradas, a ESPA vai beneficiar de um local onde se pode fazer uma “escola virtual”, como por exemplo, o professor receber os trabalhos dos alunos na plataforma corrigir, classificar pedir correcções e tudo o mais que o saber e a imaginação permitir.
Assim o que temos é de nos darmos a nós próprios uma oportunidade para podermos vir a criar em pleno uma comunidade de sucesso participativa e abrangente.
[Nota: texto adaptado das informações dadas pela professora Ercília Ferreira]
[Bruno F. Moutinho]

Sem comentários: