terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Uma Blogosfera em Expansão

O termo blog está cada vez mais presente nos nossos dias. Estes são páginas da Web onde os blogueiros dão asas à sua imaginação e partilham diferentes e variados assuntos.


Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ (Frequently Asked Questions), foi o editor do blog original e concebeu o termo weblog em 1997, defenindo-o como uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra. O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar wee-blog, que tornou inevitável o encurtamento para o termo actual.
A blogosfera (termo que representa todos os blogs) tem vindo a crescer a um ritmo espantoso.
Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de cinquenta. Actualmente encontra-se a mais de 50 milhões (de acordo com o estudo de State of Blogosphere).
Um blog é uma página da Web cujas actualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente (como um histórico ou diário). Estes posts podem ou não, pertencer ao mesmo género de escrita, referirem-se ao mesmo assunto ou à mesma pessoa. A maioria dos blogs são miscelâneas onde os blogueiros escrevem com total liberdade.
Muitos blogueiros mantêm um blogroll (lista de blogs que lêem frequentemente) com links directos para o endereço desses blogs.
Os serviços mais conhecidos em todo o mundo são o Blogger, Blog.com e o WordPress. Em Portugal são o Blog.pt, Blogs no Sapo, Weblog.com.pt e o BlogTok.
O facto de dispensarem o conhecimento de HTML torna os blogs atractivos pelas facilidades que oferecem.
Este tem vindo a ser usado como um tipo de média, no qual os jornalistas postam notícias e comentários da sua área, e até mesmo com fins educativos, tornando-se ferramentas educacionais utilizadas para o registo de ideias de professores e alunos.
Na nossa escola apenas nove em cem alunos têm blog, pertencendo estes ao ensino secundário, com faixas etárias entre os catorze e os vinte anos. Os temas abordados são variados e não apresentam uma frequência de escrita constante.
O mesmo inquérito, realizado a 43 blogueiros fora do universo da nossa escola, mostra resultados mais definidos que vêm comprovar determinadas tendências. A maioria criou o seu blog há um ano ou menos pela influência de outrem ou pela partilha de ideias. A maior parte não tem temas fixos, optando pela generalidade, apesar de ser notória a tendência para o uso do blog como um diário ou para abordar problemas sociais e políticos. A cultura, a música e a literatura também são alguns dos temas abordados com uma certa frequência. Podemos também observar que a maioria escreve todos ou quase todos os dias, tendo um gosto “assíduo” pelo “bichinho da escrita”. As faixas etárias mais frequentes são dos 26 aos 35 e dos 36 aos 45 anos. Quase todos os blogueiros têm o ensino secundário ou superior, o que revela um certo interesse e cultura na blogosfera.

Geração Blogue

O jornalista italiano Giuseppe Granieri é um especialista na cultura digital. Neste livro, da Editorial Presença, considera os blogues um meio tecnologicamente simples que permite fazer algo complexo: colocar as pessoas diariamente em contacto, criando comunidades e redes de discussão e troca de ideias. O autor reflecte sobre o impacto dos blogues nos media e na sociedade.

[Bruno F. Moutinho / realização dos inquéritos e respectiva análise dentro do recindo escolar: Pavel Tsiunchyk]
[nota: Texto “Geração Blogue” retirado do suplemento do jornal Público, revista Dia D.]

Sem comentários: