segunda-feira, 15 de janeiro de 2007


A ARTE AFRICANA



A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. É uma arte extremamente representativa, chama atenção pela sua forma e estética, os simples objectos de uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria-prima. As máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas, em segredo, na selva.
A mais importante manifestação da arte africana é a escultura. A madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos).



…em CABO VERDE

Só depois da independência em 1975 é que ocorreu o surgimento de alguns artistas no campo da pintura e escultura. Nesta primeira fase, todos os trabalhos pictóricos evidenciavam o grito da liberdade e a alegria da independência.


Actualmente, Cabo Verde abriu-se para o resto do mundo. Os seus artistas vão buscar influências, e até estudar, ao estrangeiro. Há uma certa globalização nas artes cabo-verdianas, mantendo-se, no entanto, certos sinais das raízes africanas, evidenciadas sobretudo na escolha das cores. Os artistas cabo-verdianos têm colocado os seus trabalhos em muitas exposições, não só no seu próprio país, como também em Portugal e nos Estados Unidos.
O artesanato tem, também, grande importância na cultura cabo-verdiana. A tecelagem e a cerâmica são artes muito apreciadas no país. Produzido quer para utensílio, quer para decoração, o artesanato do Cabo Verde é muito singular e é o verdadeiro instrumento de expressão da cultura popular. Hoje em dia, ele é igualmente uma atracção para os turistas, constituindo o seu fabrico e comercialização o único meio de subsistência para algumas famílias.

…em ANGOLA

A arte da máscara azul de Angola e as esculturas não são criações meramente estéticas. Elas têm um papel importante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita e o começo da estação da caça.


Os artesãos angolanos trabalham madeira, bronze e marfim, nas máscaras ou em esculturas. Cada grupo étnico-linguístico, em Angola, tem os seus próprios traços artísticos originais. A parte mais famosa da arte angolana é o pensador de Cokwe, uma obra-prima da harmonia e simetria da linha.
As máscaras e as bugigangas estilizadas, que são criados para captar o olho de um turista, são partes produzidas em série, ao gosto do turista médio. Um dos maiores mercados de artesanato em Angola é o mercado de Futungo, que é o centro principal do comércio de artesanato para turistas e expatriados.


[Cátia Santos]

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto especialmente deste artigo ! * ^_^