terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Desportos Africanos
Como em toda a parte do mundo, o desporto- -rei em África é o futebol, basta um pequeno campo, uma bola e um grupo de rapazes para o praticar, qualquer um o pode jogar.
O atletismo também é muito praticado, pois não necessita de grandes infra-estruturas. Os atletas “pé descalço” quenianos são um bom exemplo disso.
No Quénia, a corrida é uma prática milenar. Os campeões quenianos tornaram-se embaixadores itinerantes do seu país e grandes ídolos para a juventude.
Outro desporto muito praticado é o surf. A costa meridional de África possui locais fabulosos para aqueles que gostam de praticar essa modalidade. As ondas da região do Cabo, cuja qualidade atrai praticantes de todo o mundo, apresentam configurações ideais quer para principiantes quer para especialistas em surf.
Na África do Sul, a população branca tem também paixão pelo râguebi e pelo críquete, desportos herdados dos ingleses.
O basquetebol, nos últimos anos também se tem afirmado como uma grande modalidade em África, devido às influências norte-americanas. A grande e forte estrutura física dos jogadores permite competir com os melhores do mundo.
Outro jogo muito tradicional em África é o «solitário», jogo malgaxe que os turistas gostam de comprar, em madeira e pedras semi-preciosas.
Para jogar este jogo são dispostas 48 peças em forma de cruz que se vão retirando para libertar um lugar para “comer” outra, como no jogo de damas, até que não fique mais nenhuma.
Um outro jogo do mesmo género é o «pão» que, embora com nomes diferentes, se pratica em toda a África. Trata-se de um passatempo bastante antigo, em que se usa uma tábua grossa onde estão cravadas duas fiadas de oito discos que os dois jogadores têm de encher e despejar em sementes. Na falta da prancha pode jogar-se no chão, em buracos feitos na terra ou na areia. Os jogadores têm de ser expeditos em cálculo mental e na condução da partida.
[Pavel Tsiunchik]

1 comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu tenho um amigo que é da África, mas só joga futebol e ao PlayStation. No outro dia fomos para comprar um bebedouro para cachorro ao petshop e compramos tambem uma bola para cao e agora meu cão também é um jogador de futebol.