segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Cultura em Angola
O nome Angola deriva da palavra bantu N’gola, título dos governantes da região no século XVI, época em que começou a colonização da região pelos portugueses.
Angola foi uma colónia portuguesa até 1975. É um país da Costa Ocidental de África e faz fronteira a norte e a leste com a República Democrática do Congo e a sul com a Namíbia. A sua área total é de 1 246 700 km2. Luanda é a sua maior cidade e também a capital – tem cerca de 2,2 milhões de habitantes.
Nesta região o clima é tropical, apresentando muitas variantes que vão desde o clima tropical húmido ao desértico quente.
A economia de Angola caracteriza-se por ser predominantemente agrícola, sendo o café a sua principal cultura. Seguem-se-lhe a mandioca, a cana-de-açúcar, a banana, a batata doce, o amendoim e o feijão seco. As principais industrias deste território são os cereais, o algodão e o tabaco. As sociedades multinacionais exploram, essencialmente, o ferro, o gás natural e o petróleo.
O português é conhecido como a única língua oficial de Angola. Para além desta existem ainda mais vinte línguas nacionais, como o umbundo, o quimbundo, o quicongo, entre outras. A nível religioso predominam o Catolicismo, o Protestantismo e as religiões tribais que incluem determinados rituais.
Cultura em Guiné-Bissau
A Guiné-Bissau, com 36 125 km2 de superfície, situa-se na Costa Ocidental de África. Tem fronteira a norte com o Senegal, e a sul com o Oceano Atlântico. Além do território continental, o país integra ainda cerca de 80 ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós. Bissau, a capital, está construída na margem direita do rio Geba.
Esta região tem cerca de 2.000.000 habitantes, e abriga, nas suas ilhas e florestas, povos cuja arte e tradições conservam uma grande originalidade.
O seu interior é formado por savanas, e a costa por planícies pantanosas. O clima é tropical, alternando o período de chuvas com outro de seca e ventos quentes vindos do deserto do Saara.
Nesta região de África podemos encontrar vários recursos naturais, como peixe, madeira, noz de acaju, milho, arroz, entre outros. Contudo, a Guiné-Bissau está entre as nações menos desenvolvidas do globo e entre os 20 países mais pobres, dependendo fortemente da agricultura e da pesca.
A língua portuguesa é a língua oficial do país, juntamente com outras línguas nacionais, o crioulo e o mandé.
Cultura em Cabo Verde
Cabo Verde é um país africano constituído por 10 ilhas. Situado no Oceano Atlântico, 640 km a oeste de Dakar, Senegal, as suas ilhas tropicais albergam uma população mestiça.
Cabo Verde é uma antiga colónia portuguesa, datando a sua descoberta do século XV. É um arquipélago de origem vulcânica, país pobre, que se abre pouco a pouco ao turismo: a beleza das suas ilhas e do mar permanentemente encapelado, muito apreciado pelos amadores de desportos náuticos, encanta os viajantes. As principais ilhas turísticas são a Ilha do Sal e a Ilha de Santo Antão.
A área total do arquipélago é de 4033 km2. De todas as ilhas a maior é a de Santiago, seguindo-se a de Santo Antão, a de Boa Vista, a do Fogo, a de S. Nicolau, a do Maio, a de S. Vicente, a do Sal, a Brava e a de Santa Luzia. A capital é a cidade da Praia, situada na ilha de Santiago, sendo Mindelo e São Filipe outras cidades importantes.
O clima de Cabo Verde é caracterizado por temperaturas moderadas e por uma extrema aridez. Esta região de África tem uma economia em vias de desenvolvimento que se baseia na agricultura e na pesca. Entre as culturas actuais destacam-se o milho, o feijão e a mandioca.
A população de Cabo Verde ronda os 500 000 habitantes. As etnias dividem-se entre crioulos (mestiços), com71% da população; os negros, com 28%; e os brancos, com 1%.
A nível religioso predomina o Catolicismo, seguido de longe pelo Protestantismo.
A língua oficial é o português, no entanto, a maioria da população fala crioulo.
As origens da cultura cabo-verdiana estão portanto numa mistura cultural africana e europeia. Na música há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, a coladera, o batuque ou o funaná. Cesária Évora é a cantora cabo-verdiana mais conhecida do mundo. Os cabo-verdianos traduzem nos seus ritmos e danças toda a alegria e vivacidade do seu povo. São músicas para serem cantadas e ouvidas em grupo, pois exigem ser dançadas e pedem companhia.
Cultura em São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km2, com cerca de 120 mil habitantes.
As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas a cerca de 300 km da Costa Ocidental de África, sendo atravessadas pelo equador.
Estas ilhas têm apostado no turismo para os seu desenvolvimento, contudo foi a descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas que abriu novas perspectivas para o futuro.
[Débora Ramalho]

Sem comentários: