terça-feira, 16 de janeiro de 2007

1.509 Toneladas de Ajuda Alimentar


Nos dias 25 e 26 de Novembro de 2006 realizaram-se recolhas de produtos alimentares em 669 superfícies comerciais. A campanha dos Bancos Alimentares Contra a Fome contou com a colaboração de catorze mil voluntários.
A recolha realizada pelos Bancos Alimentares resultou em 1.509 toneladas de géneros alimentares, mais 2% que no ano anterior, e realizou-se e, 669 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, S. Miguel e Rainha/Óbidos. 14 mil voluntários realizaram, durante os dias 25 e 26 de Novembro, tarefas como a recolha nos estabelecimentos comerciais, o transporte, pesagem e separação dos produtos. Os géneros alimentares recolhidos serão posteriormente distribuídos por um total de 1.380 Instituições de Solidariedade Social a mais de 219 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.
Esta campanha constituiu também a oportunidade para organizar uma nova modalidade de recolha, mais flexível e adaptável a estabelecimentos de menor dimensão em que, por razões de espaço, era impossível a presença de voluntários, designada “Ajuda-Vale”. Esta prolongou-se até 3 de Dezembro em todas as lojas das cadeias Jumbo/Pão de Açúcar, Pingo Doce, Feira Nova, Dia/Minipreço e Lidl.
Segundo um estudo realizado pelo Jornal 7 Letras*, a maioria das pessoas tomou conhecimento da campanha através de um anúncio televisivo. Quem colabora é da opinião que a campanha pode ajudar a combater os problemas da fome e da pobreza, embora com algumas “reticências”, mas essa razão não leva a que deixe de ser solidário.

*Estudo realizado a 50 pessoas no Feira Nova da Póvoa de Santo Adrião e no Continente do Loures Shoping.

[Bruno F. Moutinho]
[nota: informação retirada do site
www.bancoalimentar.pt]

Sem comentários: