segunda-feira, 2 de abril de 2007

Páscoa a Leste
Pysanky, Pysanka, Pessanka


celebração da Páscoa é, ainda hoje, a mais importante das festas russas. A tradição de criar pessankas é muito antiga e data do período do paganismo. Esta simboliza o renascimento da Terra, na primavera, com a promessa de novas esperanças, saúde e prosperidade. Posteriormente, com o chegada do Cristianismo, passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo – promessa de um mundo melhor e mais feliz.
Pysanky, Pysanka, e Pessanka são palavras singulares, derivadas de uma mesma palavra ucraniana, "escrever". Pessanka, são ovos inteiros crus que são decorados com uma complicada combinação de desenhos geométricos, cores variadas, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia. A pessanka é feita tipicamente para ser dada aos membros da família e aos amigos respeitados, registando o tradicional "HRESTÓS VOSKRÉS" (Cristo Ressuscitou), e ouvindo-se como resposta "VOÍSTENU VOSKRÉS" (Verdadeiramente Ressuscitou). Dar uma pessanka é dar um presente simbólico da vida, porque o ovo deve renascer por inteiro.
As pessoas idosas recebem uma pessanka com cores escuras ou com sofisticados desenhos, pois a sua vida foi bastante movimentada; já as crianças recebem uma pessanka de cor predominantemente branca, pois a sua existência é, ainda, uma página em branco.
As raparigas nunca devem dar aos namorados uma pessanka sem desenhos nas pontas do ovo, pois a “calvície” nos ovos significa que os namorados deverão perder os seus cabelos.
Além disso, cada um dos desenhos e das cores na pessanka é considerado ter um significado profundo e simbólico. Tradicionalmente, os desenhos das pessankas são escolhidos para combinar com o carácter da pessoa a quem deve ser dada.
A pessanka é feita tradicionalmente, durante a última semana da Quaresma, festejada nos calendários católico e ortodoxo. São levadas então à Igreja no Domingo de Páscoa, para serem abençoadas pelos sacerdotes. E, por fim, são dadas como presentes. Esta festa carrega as camadas mais profundas do misticismo religioso para os Ucranianos.
Muitas pessoas acreditam que todas as vezes que uma mulher faz uma pessanka, o diabo é empurrado de volta para o seu cativeiro, e, opostamente, quando a mulher faz a última pessanka, Deus reinará triunfante no mundo inteiro. Mas nesta última década, vieram a significar muito mais para o povo ucraniano, um símbolo de longevidade para uma Ucrânia livre e independente. Em algumas regiões da Ucrânia acredita-se que a pessanka tem força curativa e também protege a casa do camponês contra o fogo, a destruição, os maus espíritos, além de atrair as graças de Deus como expressão comum. Ou seja, a pessanka é considerada uma espécie de talismã ou amuleto.

[Cátia Santos]

Sem comentários: